É um nome difícil de dizer para muitos, mas depois de entendermos nunca mais nos esquecemos!
Odontopediatras são os Pediatras da Medicina Dentária. Estão treinados para avaliar e tratar bebés, crianças, adolescentes e ainda pessoas com necessidades especiais. Esta é uma especialidade de Medicina Dentária que já existe há muito tempo, mas só muito recentemente foi reconhecida a Especialidade em Odontopediatria pela Ordem dos Médicos Dentistas. Por isso é provável que nunca tenham ouvido este termo.
O Odontopediatra tem equipamentos, materiais e equipas especialmente direcionadas para garantir que a criança ou o paciente especial recebem o melhor cuidado possível, estejam confortáveis e tenham as melhores experiências, relacionadas com a saúde oral, à medida que se desenvolvem.
A Academia Americana de Odontopediatria aconselha que a criança visite o Médico Dentista até fazer 1 ano de idade ou assim que nascer o seu primeiro dente. O Odontopediatra é o profissional ideal para acompanhar a criança no desenvolvimento da sua boca, não só para tratar cáries ou prevenir que elas apareçam, mas também para perceber se a criança está a desenvolver corretamente os seus maxilares, despistar problemas na fala, respiração, alimentação, e muitos outros (encaminhando para os profissionais de saúde que possam ajudar a criança a crescer da forma mais saudável possível).
Já sabemos que mais vale prevenir do que remediar. Por isso mais vale fazer uma consulta no Odontopediatra e ficar descansado, do que deixar uma criança ter dores para a levar a conhecer o “Dentista Mauzão”, “aquele que dá picas e arranca o dente”! Vá… se prevenirmos, estes preconceitos vão desaparecer. Até porque o objetivo do Odontopediatra é que a criança cresça saudável, com uma saúde oral de ferro e que se sinta confiante quando entra no consultório Médico Dentário.
Fica a dica!