Sem categoria

28 de Fevereiro – Dia Mundial das Doenças Raras

Uma doença é considerada rara quando afeta 1 em cada 2 mil pessoas e já se registaram entre 5 a 8 mil doenças raras diferentes! Segundo a Direção Geral da Saúde muitas destas “são graves e, por vezes, altamente incapacitantes, enquanto outras não são impeditivas do normal desenvolvimento intelectual”.

Em Portugal, estima-se que pelo menos 600 mil pessoas sejam portadoras de doenças raras. Sem dúvida que é um número elevado.

O Odontopediatra contacta diretamente com estes indivíduos, na tentativa de melhorar a sua qualidade de vida. Sem nunca esquecer que as famílias dos portadores de uma doença rara lutam e procuram diariamente respostas para as condições dos seus filhos, primos, irmãos; Não podia deixar de refletir convosco e, se possível, incentivar neste dia, o papel importantíssimo do Odontopediatra no apoio destas famílias, no tratamento e ainda na investigação destas doenças raras.

A saúde oral é determinante para a saúde geral de toda a população, mas nos portadores desta condição, que vêem a sua qualidade de vida dificultada por tantas condicionantes diárias, torna-se importantíssimo manter a sua boca saudável, livre de doenças orais.

Hoje em especial, um bem haja aos profissionais que acompanham estes pacientes e aos investigadores que tentam dar resposta às dúvidas e inseguranças destas famílias que nunca desistem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s