Ultimamente tenho tido muitos bebés a virem à consulta de Odontopediatria! Tão bom! 😃😃😃 Revela que cada vez mais cedo os pais se preocupam com a saúde oral dos seus filhos! Por isso, achei interessante partilhar convosco algumas informações sobre os primeiros dentes do bebé!
O nascimento do primeiro dente é sempre um bom motivo para celebrar! Por volta dos 4 meses, o bebé começa a babar-se muito, por vezes fica mais irritado, chora mais, até pode ter febre. Aí começa a ansiedade por ver nascer o seu primeiro dentinho!
Por norma os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores (na mandíbula). Este momento é um marco muito importante para a criança, que passa a ter novas “ferramentas” para descobrir o mundo.
Apesar de todos estes dentes caírem, os dentes de leite (ou temporários) têm um papel chave na vida da criança:
- São cruciais para bom desenvolvimento da fala;
- Permitem que a criança mastigue e se alimente corretamente;
- Mantém o espaço necessário para os dentes permanentes se posicionarem corretamente na boca.
Por estes motivos, é necessário manter a dentição temporária saudável e sem dor (sim os dentes de leite também podem ter cáries e provocar dor)!
Escovar os dentes assim que eles nascem, com uma escova suave e pasta dentífrica com pelo menos 1000 ppm de flúor (ver no rótulo da pasta), pelo menos 2 vezes por dia, é um passo importantíssimo para manter a saúde destes dentes. A escovagem não precisa de ser com muita força, é apenas uma massagem com a escova, e a quantidade de pasta a colocar deve ser o equivalente a um grão de arroz!
É claro, ao início o bebé não vai achar nenhuma piada à escovagem, mas é um processo de educação, e que vai garantir uma vida mais saudável. Afinal de contas, ter de tirar um dente de leite com cárie e a doer, a um bebé ou a uma criança pequenina, pode trazer-lhe muito mais problemas do que 2 escovagens diárias. Por isso toca a escovar desde cedinho! 😉😘