Sem categoria

Ser Mãe implica influenciar a saúde oral do seu filho!

Bom dia e Feliz dia da Mãe!

Hoje vou focar-me um bocadinho nas fantásticas acompanhantes dos meus pacientes, querendo mais um pouquinho mostrar-lhes como o papel Delas é tão importante para a saúde oral dos seus filhos!

Sabemos que as mães fazem os impossíveis para dar o melhor aos seus pequenos rebentos, muitas vezes abdicando do seu bem estar e saúde em prol do deles. Ah! Quantas vezes ouço mães com queixas de dores de dentes e logo em seguida me dizem: “primeiro tenho de cuidar dos dentes meu filho”.  Acreditem, ser mãe com problemas de saúde oral pode passar um mau legado aos seus herdeiros.

O que é que eu quero dizer com isto?

Os estudos indicam cada vez mais que as mães com problemas de saúde oral têm maior probabilidade de ter filhos que também sofram do mesmo. Isto acontece porque um dos agentes responsáveis pelo aparecimento da cárie são bactérias que existem na boca de todos nós, chamados Streptococcus mutans. Quando a mãe tem cáries, tem um elevado número destas bactérias na boca, por isso tem mais probabilidade de passar estas bactérias ao seu filho, mais cedo do que deveria. Assim, estes bebés vão ter mais probabilidade de ter cáries assim que nascerem os primeiros dentes!

A amamentação também é um cuidado especial para o bom desenvolvimento da saúde oral da criança! (No qual a mãe é imprescidível, claro!) Para além de não haver ligação entre a ingestão do leite materno e a formação de cáries, a amamentação promove o correto crescimento dos ossos da face da criança, o que reduz a tendência a problemas de alinhamento dentário. Por isto e mais (falaremos mais um pouco sobre a amamentação noutro post), a Organização Mundial da Saúde recomenda que a criança beba exclusivamente leite materno até aos 6 meses de idade, a partir daí pode continuar a ser amamentada, adicionando outros alimentos, até aos 2 anos de idade.

Logo durante a gravidez, a futura mãe, deve ficar bem informada, não só sobre os cuidados de saúde oral da criança, mas também da importância da amamentação e da possível transmissão de doenças orais (como a cárie) ao seu filho.

Para além disso, sem vocês, Mães, o nosso trabalho de Odontopediatria não consegue estar completo. É o vosso interesse e esforço diários que permite aumentar o número de belos sorrisos que vejo todos os dias!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s