Sem categoria

AHH! O dente partiu! E agora?!

Isto tende a ser um cenário terrivelmente assustador não só para a criança, mas também para os pais e todos os que assistem. Por isso, convém sempre haver alguém que saiba como agir corretamente, para que o cenário trágico possa ser rapidamente resolvido, sem repercursões graves para a criança.

Quando uma criança cai e parte um dente, dizemos que ela sofreu um traumatismo dentário!

Na maioria das vezes, quando a criança cai e bate com a boca, há muito sangue, uma vez que os lábios costumam servir de “amortecedor” aos dentes. Isto provoca, frequentemente, cortes e lacerações nos lábios e na gengiva. Por isso, não se supreendam com a quantidade de sangue que pode surgir.

DENTE FRATURADO

Captura de ecrã 2018-05-28, às 16.08.52.png

Se o seu filho/familiar/amigo/conhecido caiu e partiu um dente, eis o que deve fazer:

1º – MANTENHA A CALMA, certifique-se que a criança não teve mais nenhuma lesão grave (por exemplo ter cortes noutra zona da cabeça) e tente procurar o pedaço ou pedaços partidos do dente que possam ter caído.

2º – Se encontrar o fragmento de dente partido, guarde-o num recipiente com saliva ou leite.

3º – A criança deve lavar a boca e a cara com agua morna, uma vez que os dentes partidos ficam muito sensíveis.

4º – Logo em seguida leve a criança ao Médico Dentista/odontopediatra e leve o pedaço de dente partido dentro do recipiente, de forma a prevenir outras complicações que possam surgir por não tratar o dente logo no momento.

No consultório, o Médico Dentista vai conseguir “colar” o fragmento ao dente ou (se não se encontrou o pedaço de dente partido) restaurar o dente com uma resina. Isto vai permitir não só que o dente volte a ter a sua forma normal, mas principalmente vai proteger o dente (que está muito sensível) das agressões do ambiente.

Quando estas situações acontecem em dentes temporários (ou de leite), os pais geralmente não ficam tão alarmados. É claro que num dente permanente a preocupação é enorme, porque.. bem… é permanente! Mas não nos devemos esquecer que muito próximo do dente de leite, está o dente permanente, que também pode ser lesado num trauma que tenha acontecido num dente de leite.

Existe agora uma aplicação muito interessante, criada pela Associação Internacional de Traumatologia Dentária, que nos permite saber em cada

Captura de ecrã 2018-05-29, às 11.24.36

situação, como agir. A aplicação é gratuita, IADT ToothSOS Mobile App, apenas tem o senão de estar em inglês. De qualquer das formas, esta é uma aplicação ótima para termos na palma da nossa mão, literalmente!

Espero que este post possa ajudar-vos a fazer a diferença na vida de muitos dentinhos. Mais importante ainda, peço-vos que ensinem estas dicas aos vossos filhos porque como não podemos prevenir os acidentes, ter a atitude correta transforma não só a saúde oral, mas a vida de muitas crianças! 😉

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s