Saude Oral Preventiva

O Poder do Raspador de Língua

Os raspadores de língua são pequenos acessórios de higiene oral FANTÁSTICOS! Adoro sugerir este objeto para melhorar a saude oral dos meninos e meninas que vêm ao consultório, por isso não resisti a partilhar convosco também este truque que poucos usam!

Este acessório é ótimo, principalmente quando as crianças têm tendência a ter mau hálito por causa de haver dificuldade na limpeza da língua! Os raspadores de língua funcionam ao raspar as bactérias e detritos que ficam aderidos à lingua e que causam o mau hálito.

COMO UTILIZAR O RASPADOR DE LÍNGUA?

Depois de escovar os dentes, basta usar a cabeça do raspador para raspar a superfície da língua. Não é preciso fazer muita pressão, até porque a criança vai queixar-se se o fizer! Devem ser feitas várias passagens com o raspador na língua e entre cada uma delas vai reparar que vai sair uma espécie de “goma” agarrada ao raspador, que deve ser limpa com água corrente. Não se esqueça de lavar bem o raspador quando terminar e de o colocar junto à escova do seu filho para secar e o poder voltar a utilizar bem limpo!

TÉCNICA PARA ESCOVAR A LINGUA COM O RASPADOR:

Quando a língua precisa que a escovemos, não está cor de rosa, muitas vezes tem a cor branca (como está na figura mais à esquerda). Por isso, quando for usar o raspador de língua deve:

  1. Pedir à criança que tente chegar com a língua ao queixo (ou por exemplo pedir para fazer uma “careta”);
  2. Utilizar o raspador e tentar raspar a língua o mais atrás possível (o que a criança permita);
  3. Raspar várias vezes, até a língua começar a ficar mais cor de rosa (como na figura mais à direita).

COMO ESCOLHER O RASPADOR DE LINGUA?

Existem várias formas de raspadores de língua de metal, madeira e plástico disponíveis. Para além disso o raspador pode ainda ter ou não cerdas como uma escova. Por norma, costumo sugerir raspadores de língua de plástico e sem cerdas, por serem os mais fáceis de encontrar na farmácia, no entanto depende de cada caso.

Para que o seu filho tenha uma saúde oral de ferro comece desde cedo a usar o raspador de língua! No início é provavel que ele necessite da sua ajuda para usar o raspador, mas aos poucos vai ser cada vez mais fácil para ele usá-lo e sentir-se independente e feliz por ver a sua língua bem rosinha! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s