Saude Oral Preventiva, Sem categoria

1a Regra para umas Boas Férias: Cuidar da Saúde Oral das Crianças!

Com a chegada do Verão, a época escolar termina e temos tendência a ficar mais relaxados… Principalmente no que diz respeito à rotina diária! Pois então, também é frequente relaxarmos um pouco no que diz respeito aos cuidados de saúde oral da criança.

Nesta altura do ano, entro num modo “chata”, para não deixar que os problemas dentários dos mais pequenos sejam o motivo para estragar as férias de toda a família! 🏖🌻👙 Por isso achei tão importante relembrar-vos e dar umas dicas, para umas ótimas férias de Verão, sem ter que ir de urgência ao Médico Dentista/Odontopediatra!

  • Dica nº 1: Beber bastante água! 🚰Mesmo que não tenha sede, insista para que a criança beba água frequentemente ao longo do dia, ajudando a prevenir infeções e inflamações orais.
  • Dica nº 2: Cuidado com os Gelados!🍦- Com a temperatura a subir, temos tendência a oferecer o “geladinho” ou sumos frescos aos nossos pequenos. Para prevenir as queixas de sensibilidade dentária ou o aparecimento de cáries, é aconselhado evitar as bebidas mais ácidas (como por exemplo os refrigerantes) e escovar sempre os dentes da criança após o consumo destes alimentos.
  • Dica nº 3: Bola de Berlim só uma vez! – Apesar de estarmos de férias, não nos devemos esquecer da regra que instalámos durante o ano: “Doces só uma vez por semana!”. 🍩🍡🍨Por isso, o ideal é tentar resistir à tentação de comer doces todos os dias durante as férias e escolher a fruta e alguns legumes (como a cenoura) como snacks de praia!
  • Dica nº 4: Proteger os lábios do Sol!🌤- Durante o Verão os mais pequenos têm a tendência a estar mais expostos ao Sol, por isso devemos ter um cuidado especial e utilizar um baton com fator de proteção solar. Os lábios são uma zona muito sensível e uma vez que a exposição solar é um fator de risco para o cancro oral, quanto mais cedo instalarmos estes cuidados, melhor!
  • Dica nº 5: Nas férias não se encosta o aparelho! – Para os meninos e meninas que já utilizam aparelhos removíveis, aqui vai o alerta: estar de férias não significa, de maneira nenhuma, fazer pausa no uso do aparelho ortodôntico! O seu uso continuado permite que o tratamento avance da forma esperada e ainda evita desajustes ou um retrocesso no tratamento.
  • Dica nº 6: Depois das férias, check-up!💡- No final das férias, não se esqueça de levar o seu filho(a) a fazer uma consulta de controlo e avaliação no Odontopediatra, para que comece mais um ano com motivos para sorrir!

Espero que estas dicas sejam úteis e que as férias sejam inesquecíveis, em família e cheias de sorrisos saudáveis para fotografar! 😁😁😁

Boas Férias!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s