Sem categoria

Crianças usam fio dentário??

A pergunta de Ouro, e merece toda a nossa atenção!

Apesar da escovagem remover a maioria dos detritos, o uso de fio dentário permite limpar os espaços entre os dentes, onde a escova não consegue limpar (mesmo que usem a escova elétrica)! Estudos indicam que o uso de fio dentário permite reduzir até 55% do número de cáries que aparecem entre os dentes! Por isso, assim que os dentes estão em contacto uns com os outros, devemos começar a usar o fio dentário na criança. Por norma indico que comecem a utilizar pelo menos à noite (obrigatório!), para começar, e depois quando já existe essa rotina, tentar que usem 2 vezes por dia (de manhã e à noite).

Assim sendo, a resposta é “SIM! Crianças devem usar fio dentário!“, mas existem alguns pormenores que valem a pena saber!

Primeiro que tudo, não se esqueça de dar o exemplo. As crianças aprendem muito pela imitação e por verem os seus pais/educadores a fazer o mesmo.

Depois de usar o fio dentário e mostrar à criança o que vão fazer, pode deixá-la experimentar, no entanto, não se esqueça que a higiene oral é algo sério e que deve ficar bem feito para não ficarem detritos que possam provocar cáries. Por isso, deve ser o adulto a realizar a limpeza da boca da criança com o fio dentário, até a criança ser capaz de o fazer corretamente.

A utilização do fio dentário ao início pode ser um pouco frustrante e “sem graça”, mas não se esqueça de tornar essa atividade divertida para a criança, junte-lhe uma boa dose de brincadeira: “vamos ser heróis e tirar esses bichinhos escondidos entre os dentes!” (é só um exemplo, dependendo da idade da criança isto pode funcionar ou não).

Talvez o mais importante, é a técnica correta para usar fio dentário numa criança. Como sabem, quem já experimentou usar fio dentário numa criança, acontece muito ela não querer usar fio dentário porque “magoou”! Isto pode acontecer por 2 motivos: a gengiva está inflamada por haverem muitos restos de comida entre os dentes, ou fizemos força com o fio e ele bateu com impacto na gengiva. Em qualquer um destes motivos, o importante é USAR o fio, mas de forma correta. Costumo dizer para imaginar um violino e passar o fio dessa forma, encostado aos dentes, de forma a limpar o espaço entre o dente e a gengiva.

flossers
Os flossers são descartáveis, podem ter diferentes cores, formas e sabores!

Como as bocas das crianças são pequeninas e nem todos os adultos têm mãos proporcionais à boca dos seus filhos, hoje em dia já existem os “flossers”, que transformam o uso de fio dentário numa atividade muito mais divertida! Têm muitas cores, formas e alguns até têm sabores diferentes, mas o importante é que nos permitem passar o fio dentário sem termos de o “enrolar à volta dos dedos”. E para crianças que já têm alguma destreza é ótimo para começar a treinar!

 

Não vos escondo isto, não vai ser fácil iniciar o fio dentário, e nos primeiros tempos vão haver todos os motivos e mais algum para desistir. Não se esqueça que isto é algo que REALMENTE vai beneficiar a saúde do seu filho. Sem querer ser cliché, mas esta frase diz tudo: primeiro estranha-se e depois entranha-se!

Espero que estas dicas vos entusiasmem a usar o fio dentário nos vossos pequeninos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s