Sem categoria

A Primeira Consulta no Médico Dentista

Como muitos pais, e também os tios e avós, me perguntam quando é a altura indicada para trazer as crianças ao Médico Dentista/Odontopediatra pela primeira vez, decidi que era importante tirar todas as dúvidas e inseguranças relativamente a este momento tão importante!

Assim que o primeiro dente de leite/temporário nasce ou quando a criança celebra o primeiro aniversário, é recomendado pela Academia Americana de Odontopediatria (AAPD) que a primeira visita ao consultório dentário aconteça.

Apesar dos dentes de leite não ficarem na boca da criança para sempre, porque na generalidade começam a cair quando a criança faz 6 anos, é super importante que esses dentes se mantenham saudáveis, um vez que permitem à criança um bom desenvolvimento das capacidades de mastigação, fala e deglutição.

Mas a pergunta que muitos pais me fazem é: “Mas vale a pena levar o meu filho à consulta assim tão cedo? É tão pequenino! Ainda vai ficar traumatizado desde cedo!”. E a minha resposta é muito simples… “Calma!” Por norma esta primeira consulta serve, não só para a criança começar a se ambientar ao consultório (com todos os barulhos e objetos novos, como a cadeira de dentista), mas também para começar a construir uma relação com o Médico Dentista ou Odontopediatra. Este conceito é definido pela AAPD como “Dental Home”, ou Casa Dentária, que pretende criar uma ligação de afinidade e livre de constrangimento, entre o Odontopediatra, Criança e Pais, com a finalidade de fazer um acompanhamento da saúde oral regular e adaptado a cada criança ao longo do seu crescimento.

É frequente os pais sentirem alguma insegurança relativamente à primeira consulta, mas não se esqueçam que a criança nunca teve nenhuma experiência no consultório médico dentário, por isso não sabe o que esperar. No entanto, as crianças percebem o nosso medo e isso faz com que se sintam inseguras, por isso é muito importante transmitir-lhes segurança de que tudo vai correr bem e sobretudo confiar na experiência do Odontopediatra. Considero que manter um bom humor e criar um ambiente amigável são elementos chave para a primeira consulta correr bem e fazer com que ela se sinta confortável em repetir a experiência.

É provável que nesta consulta o Médico Dentista faça uma avaliação mais rápida dos dentes e da cavidade oral do bebé, uma vez que com essa idade as crianças têm períodos de atenção e paciência muito curtos, ficando facilmente agitadas. Os pais/educadores são muito importantes nesta consulta e por norma têm um papel mais ativo: é costume pedir aos pais para se sentarem na cadeira e segurar a criança enquanto fazemos uma avaliação rápida.

Com base na avaliação feita, o Odontopediatra/Médico Dentista vai informar os pais dos resultados, cuidados a ter em casa e quando deve voltar para a próxima consulta.

Esta é uma consulta que consegue, sem dúvida alguma, melhorar a saúde e a qualidade de vida futura das nossas crianças! Sempre com o objetivo de prevenir o aparecimento de cáries ou outras condições orais menos boas para a sua saúde. É por isso que, para sorrir implica sempre prevenir! 🙂

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s