Sem categoria

Bons Lanches fazem Mentes e Dentes Brilhantes!

É indicutível que, para uma criança crescer de forma saudável necessita de consumir alimentos que contenham uma série de nutrientes essenciais, como por exemplo o ferro, zinco, cálcio, ácidos gordos essenciais, proteínas e vitaminas. Para uma boa saúde oral e para o bom desenvolvimento dos nossos dentes e face, uma dieta rica e variada é igualmente importante!

Os lanches e almoços na escola são um grande tema de conversa nas consultas de Odontopediatria. Por isso quando iniciamos mais um ano escolar, sabemos que os pais voltam a ter as mesmas dúvidas: “que lanches vou mandar para o meu filho comer?”, “o que é que ele vai/deve almoçar diariamente?”. Assim sendo, achei importante partilhar um pouco sobre este tema que tanto preocupa os pais/educadores e dar-vos algumas dicas.

NÃO SE TRATA APENAS DE PREVENIR CÁRIE

De uma forma geral, quando a dieta tem falhas nutritivas (tanto na criança como no adulto), os tecidos da boca têm mais dificuldade em resistir a infeções e pode até provocar problemas gengivais, como por exemplo, gengivite. Para além disso, é muito frequente vermos crianças com muitas aftas na boca, principalmente depois de festas ou de alturas em que comeram alimentos menos nutritivos (como por exemplo gomas e batatas fritas de pacote).

ESCOLHAS INTELIGENTES

As comidas mais açucaradas, como refrigerantes, sumos de fruta adocicados, bolachas, leite com chocolate e bolos, contribuem para o aparecimento de cáries, e não são boas escolhas para lanches na escola. De forma a saber a quantidade de açúcar que está em cada alimento, devemos criar o hábito de ler os rótulos das suas embalagens e optar por aqueles que têm menos açúcar. É claro, podemos (e devemos) sempre pedir auxílio ao Odontopediatra, Médico ou Nutricionista, sempre que existirem dúvidas sobre algum alimento e até mesmo pedir sugestões de lanches para a criança.

“ENTÃO AFINAL O QUE É QUE MANDO PARA O MEU FILHO COMER NA ESCOLA?”

Depois de conversar com os pais sobre o que não se deve levar para lanche na escola, por norma é esta a pergunta que me fazem, seguido de uma expressão facial de dúvida. O truque é simplificar e tentar não ser influenciado pelo que os média hoje nos fazem pensar que é saudável. Na dúvida, fale com o Médico, porque ele conhece o seu filho e as suas necessidades nutricionais!

Captura de ecrã 2018-09-19, às 22.32.06

Idealmente, nos lanches (de manhã ou de tarde), escolha opções saudáveis como vegetais (como por exemplo palitos de cenoura crua), pão com queijo ou manteiga.

As frutas, como a maçã, são ótimos snacks/petiscos, porque estimulam a produção da saliva, que é essencial para manter a boca limpa, e protegem contra a atuação das bactérias que causam cáries!

Evite o leite achocolatado logo desde o início, porque se o seu filho estiver sempre habituado a beber leite simples nunca irá sentir falta do chocolate! No entanto, lembre-se: a água é o melhor líquido que a criança pode consumir, uma vez que uma boa hidratação é essencial para o seu bom desenvolvimento!

“E CONVENCER O MEU FILHO A COMER ISSO?”

Existem muitas formas… Desde fazer lanches saudáveis divertidos com os amigos, implementar regras de lanches saudáveis nas escolas (sei que muitas escolas já têm esta regra onde os professores premeiam as crianças com lanches saudáveis), até mesmo fazerem atividades que incentivem as crianças a comer lanches saudáveis.

A leitura de um livro sobre como a alimentação pode afetar a saúde dos nossos dentes também é uma ótima atividade em família e as crianças gostam imenso! Recentemente tive a oportunidade de estar com a autora de alguns livros que ensinam pais e crianças sobre alimentação saudável e o modo como esta afeta os nossos dentes. A autora Ligia Pereira Boldori criou livros bilíngue (em inglês e português) que para além de ensinar sobre alimentação e saúde oral, ainda permite que as crianças aprendam inglês e possam pintar as figuras super divertidas nos livros! Deixo aqui o link para os mais interessados ( http://www.ligiaboldori.com/pt/livros/ ).

Por isso, cheios de ideias novas e sugestões para lanches, não quero deixar de salientar a importância de escovar os dentes, pelo menos 2 vezes por dia, para ainda mais abrilhantar esses sorrisos! Vamos lá começar o ano escolar em grande! 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s