Sem categoria

Amamentação Apoiada, Mamã Aliviada!

Olá! Cá estamos outra vez, mas desta vez para partilhar com as novas ou futuras mamãs sobre a amamentação!

Já tivemos oportunidade de falar sobre os benefícios da amamentação para a saúde oral da criança, por isso este post vem com um sentido diferente…

A verdade é que muitas grávidas começam por ter uma vontade enorme de amamentar os seus filhos, leram e sabem de todas as vantagens que o aleitamento materno tem para eles, no entanto este não é um processo assim tão fácil como parece. É necessário muito apoio e compreensão dos familiares e também dos profissionais de saúde que acompanham a mãe e o bebé. O início da amamentação pode ser desesperante para qualquer mãe, e mesmo quando tudo começa bem, podem existir problemas ao longo do período de amamentação.

O nosso objetivo é então que as mães (ou futuras mães), que leem o nosso blog, possam ter oportunidade de amamentar os seus filhos durante o tempo que desejam, sentindo-se seguras e acompanhadas.

Durante esta #SMAM (Semana Mundial do Aleitamento Materno) queremos partilhar convosco alguns locais onde poderão receber apoio e informações sobre a amamentação, principalmente vindo de profissionais capacitados para vos auxiliar em qualquer dúvida que exista durante o período de amamentação.

CANTINHOS DA AMAMENTAÇÃO

Existem em muitos centros de saúde, são uma iniciativa criada pela Direção Geral da Saúde, de forma a disponibilizar “cantinhos” de apoio e aconselhamento às mães e aos bebés. Cada um desses “cantinhos de amamentação” dispõe de profissionais de saúde especializados: os Conselheiros de Aleitamento Materno. É fantástico poder tirar todas as dúvidas antes do nascimento e poder ser acompanhada durante a fase de aleitamento materno, para que a experiência seja agradável tanto para o bebé como para a mãe. Para além disso, é grátis!!! Por isso, perguntem no vosso centro de saúde se dispõem desta facilidade.

LOJAS DE PUERICULTURA

Existem também algumas lojas com produtos para bebés, como por exemplo a “Chicco” e a “Espaço Mamãs” que têm sessões de esclarecimento para os pais sobre aleitamento materno, fornecidas por profissionais de saúde especialistas nessa área.

https://www.chicco.pt

https://www.espacomamas.pt

No site de alguns produtos para aleitamento também podemos encontrar informações valiosas para apoio à amamentação ou até mesmo para futuras mães lerem e saberem o que esperar da amamentação. Nestes sites também têm livros eletrónicos (E-books) com muitas informações valiosas. Partilho convosco as páginas que mais gostei de ler:

https://www.medela.pt/amamentacao

http://www.nuk.pt/pt_pt/ajuda-conselhos/amamentacao.html

LINHAS DE APOIO

Ainda em alturas de aperto, quando não temos mais ninguém a quem recorrer o Projeto “vamos dar de mamar” oferece uma linha de apoio “SOS amamentação” que vos permite tirar dúvidas (via telefone, email ou mensagem) com Conselheiras em Aleitamento Materno. Algumas dessas Conselheiras dão apoio 24h por dia! ( http://www.vamosdardemamar.org/index.php?option=com_content&view=article&id=10&Itemid=22)

APLICAÇÕES PARA O SMARTPHONE

Para as mães que preferem usar as apps, surgiu recentemente uma aplicação para smartphone para apoio às mães durante a fase de amamentação e que permite registar peso e altura para cálculo do Indice de Massa Corporal. Para além disso, também inclui respostas a algumas perguntas frequentes das mães e até permite obtenção de ajuda consoante a sua localização. Esta aplicação é muito recente, por isso apenas existe para os utilizadores do sistema Android.

Captura de ecrã 2018-10-03, às 12.39.41

ASSOCIAÇÕES

A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e no Parto existe para apoiar e informar as famílias sobre tudo o que envolva os cuidados aos seus bebés, gravidez e parto.

Site: http://www.associacaogravidezeparto.pt/sobre-nos/

Espero que estas sejam informações úteis para as nossas novas mamãs! O que mais vos desejamos é que este seja um período lindo e que seja tudo como imaginaram! Boa #SMAM! 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s