Sem categoria

Para o meu filho, escova Manual ou Elétrica?

Muitos pais me perguntam, na consulta de Odontopediatria, qual a melhor escova para escovar os dentes dos seus filhos: “elétrica ou manual?”.

De facto, todos nós já vimos as inúmeras apresentações das escovas elétricas feitas pelos media (televisão, rádio, redes sociais…), aos quais as crianças também assistem… Muitas vezes até são eles próprios a pedir aos pais uma escova elétrica.

Então mas não é melhor as crianças usarem escova elétrica?“- a resposta é não, não necessitam mais do que a escova manual!

Neste momento, uma escova elétrica adequada é um investimento muito superior a uma escova manual, por isso antes de preferir uma escova elétrica para o seu filho convém sempre ter a certeza se essa é realmente a melhor opção, antes de investir nela.

Apesar de parecer mais vantajoso usar uma escova elétrica para remover os restos alimentares dos dentes, os estudos efetuados em crianças não provam que seja mais eficaz do que a escova manual na prevenção da cárie dentária.

Ainda assim, as escovas elétricas têm algumas vantagens para os nossos pequenos:

1 – Serve como motivação para escovar os dentes por ser uma escova de dentes diferente, ” de gente grande”! Muitas vezes as escovas elétricas têm desenhos animados ou personagens que agradam muito à criança.

2 – Têm temporizadores incorporados que motivam a criança a escovar os dentes durante mais tempo. Algumas escovas elétricas têm ecrans ou aplicações (apps) associadas que mostram à criança onde deve escovar e onde já escovou.

3 – A escova elétrica tem um movimento vibratório que permite escovar uma zona mais vezes durante um período de tempo, isto é, se uma criança escovar uma zona durante 10 segundos com a escova elétrica, ela vai escovar essa zona mais vezes do que escovaria com a escova manual no mesmo tempo.

4 – Algumas escovas elétricas têm um sensor de pressão incorporado, que reduz a vibração da escova quando a criança faz muita força a escovar os dentes.

A escovagem manual, mas principalmente a elétrica, exige que a criança tenha a capacidade de propriocepção bem desenvolvida. Isto quer dizer que a criança já deve ter a capacidade de perceber bem as zonas específicas que está a escovar, se escovar sozinha. Nem todas as crianças têm esta capacidade uma vez que depende do desenvolvimento de cada uma delas! Muitos pais optam por serem eles a realizar a escovagem, para terem a certeza que todos os dentes ficam bem escovados. Sou muito a favor desta opção! É claro que cada criança tem o seu desenvolvimento e características próprias. Por este motivo aconselho sempre que faça uma consulta com o Médico Dentista/ Odontopediatra que segue a criança. Só ele, em conjunto com os pais, sabem qual o método ou conjunto de métodos mais indicados para cada caso.

CONSELHOS EXTRA DA DOUTORA DENTINHOS:

  • Independentemente da escova que utilizem, a escovagem deve ser feita pelo menos 2 vezes por dia!
  • Não esquecer que a escovagem dos dentes da criança deve ser sempre com pasta de dentes com flúor! (pelo menos 1000ppm de flúor)
  • A escovagem deve ser um momento divertido e se possível em família! Mais um motivo saudável para passar tempo de qualidade juntos! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s