Sem categoria

A Fase do “eu escovo sozinho!”

Em conversas com os pais, reparo que, na sua maioria, todos sentem alguma dificuldade durante esta fase. Existem os pais que adotam uma postura mais dura, outros mais permissiva, mas na verdade, o mais importante é que os dentes fiquem realmente bem escovados! Isto para impedir que se acumulem detritos e que apareçam cáries, que depois sim, essas podem provocar grandes “choros” aí em casa!

Esta fase normalmente tem início aos 2/3 anos de idade. Quando as crianças vão escovar os dentes, os pais vêem que os seus filhos já conseguem pegar corretamente numa escova e colocá-la na boca. Numa tentativa de os tornar independentes nas suas tarefas diárias, como por exemplo a comer ou a vestirem-se sozinhos, muitos pais me perguntam porque é que insisto que ajudem na escovagem até aos 8/9 anos de idade!?

É comum os Odontopediatras aconselharem a escovagem apoiada ou supervisionada pelos pais. Isto porque existem evidências científicas que demonstram que o efeito protetor contra as cáries é maior, quando os pais ajudam na escovagem dos dentes dos seus filhos com pasta FLUORETADA. Ou seja, crianças que tem ajuda dos seus pais na escovagem têm menos tendência a ter cáries!

MAS PORQUÊ?

Primeiro porque permite aos pais controlar a quantidade de pasta fluoretada que os seus filhos colocam na escova e ainda a reparar se existem alterações nos dentes dos seus filhos. Desta forma os pais podem ficar mais alerta e em caso de dúvida levar os seus filhos o quanto antes ao Médico Dentista ou Odontopediatra!

Para além disso, demora algum tempo até a criança conseguir desenvolver a habilidade de escovar corretamente os dentes, e principalmente de perceber os pequenos pormenores das zonas onde está a escovar. Isto quer dizer que ainda não possuem capacidade motora fina (aquilo que nos permite escrever, atar os atacadores dos sapatos, entre outras tarefas que exigem mais perícia), que se desenvolve mais próximo dos 7/8 anos de idade.

DICAS DA DOUTORA DENTINHOS:

  • Aproveite a criatividade e curiosidade do seu filho(a). Mostrar-lhe filmes ou imagens de dentes com cáries pode ser uma boa forma de lhe explicar que têm ajudar a escovar muito bem os dentes para os proteger dos “bichinhos das cáries”. Pode até pedir-lhe que o ajude a escovar os seus dentes e tirar os seus “bichinhos”! O truque é transformar o momento da escovagem numa diversão onde se aprende!
  • Se o seu filho já tiver mais de 5 anos, comece a deixá-lo primeiro escovar os dentes sozinho, mas dê sempre uma ajuda no final da escovagem, para ter a certeza que todas as zonas ficam bem escovadas.
  • Peça ajuda ao Médico Dentista ou ao Odontopediatra que segue o seu filho, para decidirem quando será a melhor altura para começar a deixá-lo escovar os dentes sozinho. Desta forma o Odontopediatra poderá estar mais atento e dar alguma motivação e ensinos específicos ao seu filho.

Aplicações para o tablet ou smartphone, canções, entre outras ideias criativas, já existem para ajudar a transformar o momento da escovagem em algo divertido. O mais importante é que a higiene oral seja bem executada para não haverem “bichinhos das cáries a atacar”!

Esta pode ser uma fase um pouco complicada, mas se adaptarmos estas dicas ao feitio de cada criança e criarmos bons momentos, o seu filho vai crescer com eles e mantê-los quando for mais velho! É sempre uma boa aposta!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s