Sem categoria

Crianças com Necessidades Especiais no Consultório Dentário

São pacientes aos quais dedicamos muito do nosso tempo no consultório e são também aqueles que mais devem ir às consultas de controlo!

Se uma criança já tem uma série de desafios nos cuidados de higiene oral diários, para uma criança com necessidades especiais nós redobramos os nossos cuidados e atenção, para evitar tratamentos mais complicados. A chave, mais uma vez, é a prevenção!

Um tratamento dentário em crianças com necessidades especiais pode ser um verdadeiro desafio se elas tiverem as suas capacidades físicas, intelectuais ou comportamentais diminuídas. Algumas crianças com autismo ou distúrbios do espectro de autismo podem não ser capazes ou não estarem dispostas a realizar tarefas como escovagem ou uso do fio dentário. Outras condições podem torná-las intolerantes à pasta de dentes ou não serem capazes de manter a boca aberta ou de cuspir. Algumas doenças crónicas também já predispõem a criança a defeitos dentários, que valem a pena controlar desde cedo, por exemplo a hipoplasia do esmalte (falta da camada de esmalte dentário suficiente) é comum na Síndrome de Down, Treacher-Collins ou Turner.

Muitos dos pais destas crianças sentem-se reticentes em levar os seus filhos ao consultório Odontopediátrico! E neste dia, é este pensamento que queremos combater! Mesmo que o atendimento seja mais difícil, não quer dizer que seja impossível!

O Odontopediatra é especializado no tratamento de crianças e pacientes com necessidades especiais também! A parceria que existe entre o Odontopediatra e os pais destas crianças é muito forte, e vai ajudá-los em todas as necessidades de saúde oral dos seus filhos!

Como a medicação que estas crianças tomam, tem tendência a ser crónica e a causar xerostomia (sensação de boca seca), o Odontopediatra vai estar muito preocupado em prevenir cáries, por isso quanto mais cedo a criança visitar o Odontopediátrico, melhor! Por isso, tal como todas as crianças, uma criança com necessidades especiais deve visitar o Médico Dentista assim que nascer o 1º dente ou até festejar 1 ano de vida!

DICAS DA DOUTORA DENTINHOS:

  1. Ser criativo na hora da higiene oral – Dedeiras para escovar os dentes, escovas adaptadas ao seu filho, compressas ou panos limpos para limpeza da cavidade oral, são diferentes hipóteses que pode experimentar. Deve sempre pedir ajuda ao Médico Dentista que segue a criança para melhor adaptarem a escova a cada caso.
  2. Optem por escovar os dentes em conjunto, em família!
  3. Um passo de cada vez – Por vezes pode ser necessário começar apenas pela escova para que a criança se habitue a uma textura e sabor de cada vez. Se optar por introduzir muita coisa ao mesmo tempo, a criança pode não assimilar bem toda a nova informação e a primeira reação vai ser rejeitar.
  4. Façam consultas de controlo dentário frequentemente – não desespere se nas primeiras consultas o seu filho não fizer “nada” no Médico Dentista. Essas consultas são as mais importantes! Nessas, ele vai assimilar cada novo barulho, nova sensação, novas pessoas, e criar uma habituação a um novo ambiente que vai ser importantíssimo para aumentar a sua qualidade de vida. Inicialmente as consultas poderão até ser de semana a semana ou quinzenais, o que interessa é um controlo apertado à saude oral da criança e a habituação ao consultório. Depois disto, o Odontopediatra vai focar-se em tratar e prevenir o aparecimento de lesões na boca da criança, para isso as consultas poderão ser mensais, mas com um controlo necessário à boa saúde oral do seu filho!
  5. Leve o brinquedo/manta/objeto favorito da criança para a consulta – isto serve para qualquer criança, porque vai ajudá-lo a sentir-se mais seguro e tranquiliza-o.
  6. Saiba bem quais os alimentos mais cariogénicos e, dentro do que a condição do seu filho permite, opte por lhe dar alimentos que não potenciem tanto o poder das bactérias que provocam cáries.

Porque todos merecem um sorriso brilhante! Aos nossos pacientes mais doces,

Feliz dia Internacional da Pessoa com Deficiência!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s