Saude Oral Preventiva

5 Factos sobre Dentes de Leite que vale a pena Saber!

Queremos começar o ano com boas energias e com boas informações! Por isso, lembrei-me da quantidade de vezes que ouço esta frase: “são dentes de leite, não vale a pena tratar porque vão cair!”. Certamente também já ouviram alguém a dizer o mesmo… Porque é que nós Odontopediatras estamos sempre tão preocupados em manter os dentes temporários na boca dos mais pequenos!? Achei que era uma boa altura para partilhar apenas 5 factos sobre os dentes de leite e a explicar o que leva a querer mantê-los saudáveis para o desenvolvimento das crianças!

1º Ter Cáries em Dentes Temporários DÓI!

49479574_327661768087493_9221333469282435072_nA cárie dentária é uma das condições crónicas mais frequentes na população infantil, consegue ser mais comum do que a Asma! Os dentes de leite têm a mesma contituição que os dentes permanentes, por isso também têm esmalte, dentina e a polpa dentária. Existem células nervosas nos dentes de leite que também dão a sensação de dor. Infelizmente, NÃO é pouco frequente vermos crianças pequeninas com a “cara inchada” devido a infeções nos dentes de leite. Assim que nasce um dente de leite é possível aparecerem cáries, até mesmo nos bebés!

2º Os Dentes Temporários, SIM, devem ser escovados!

Os pais e educadores podem ajudar a manter saudáveis os dentes dos mais pequenos, começando logo com hábitos de higiene oral e de alimentação adequados desde cedo! E como podem fazer isso??? Assim, que nascer o primeiro dente, começar a escovar 2 vezes ao dia com pasta de dentes fluoretada e evitar ao máximo que a criança consuma comidas e bebidas açucaradas na sua dieta! A escovagem implica remover os restos alimentares do dente, para que as bactérias cariogénicas não comecem logo “a trabalhar” e provoquem cáries muito cedo. Assim que aparece um dente, pode logo aparecer cárie, por isso os bebés também podem ter cáries – a isso se chama Cárie Precoce de Infância  – que é uma condição bastante complicada de resolver, envolve muitas visitas ao Médico Dentista ou até mesmo necessidade de internamento por infeções complicadas nos dentes e diminui muito a qualidade de vida de uma criança logo desde muito cedo!

3º Os Dentes Temporários ajudam a preparar uma Mordida Saudável!

Os dentes temporários desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma mordida saudável e adequada para os futuros adolescentes e adultos. Se um dente de leite tiver cáries muito grandes ou for perdido muito cedo, isso pode provocar falta de espaço para os dentes permanentes e causar problemas no alinhamento da mordida.

4º Os Dentes Temporários não servem apenas para mastigar!

Estes dentes são os primeiros a aparecer na boca da criança, por isso vão estar presentes 49394432_216689192618539_606268503942496256_nnuma fase em que ela/ele está a aprender a conhecer o mundo e a desenvolver o seu próprio corpo. Se uma criança tiver uma dentição temporária saudável vai ter mais facilidade em aprender a mastigar corretamente, mas não só! Engolir, respirar, falar e ter uma postura corretas dependem muito da saúde dos dentes de leite! Sem esquecer que tudo o que a criança come passa primeiro pela boca, por isso se não tiver uma boa saúde oral podem aparecer alguns problemas a nível gastro-intestinal (estômago, intestino, etc). Para isto serve bem ter em mente aquela frase conhecida: Boca saudável, corpo saudável!

5º Os dentes Temporários podem ser perdidos mais cedo ou mais tarde do que o normal!

50240879_2224014737643134_8349533774815428608_nNormalmente, os dentes temporários começam a “cair” por volta dos 6 anos e terminam perto dos 12 anos. Não é pouco comum haverem crianças com 4 anos com “dentinhos de leite a abanar” ou adolescentes com 14 anos que ainda têm dentes temporários. No entanto, é muito importante que estas situações sejam avaliadas desde cedo por um Médico Dentista ou Odonopediatra para conseguir perceber se é algo natural e próprio da criança ou se existe algum problema que esteja a causar a situação.

Por isso recomendamos que a primeira consulta no Médico Dentista seja assim que nasce o primeiro dente ou até ao seu filho realizar o primeiro aniversário! Disto vai depender os cuidados específicos a cada situação, porque cada criança é diferente, a sua boca e dentição também vão ter cuidados diferentes!

É ótimo começar o ano com novos objetivos! Nós adoramos quando temos pais e educadores com SUPER-cuidados dedicados aos dentes de leite! Por isso faça parte deste grupo que tem vindo a crescer! 😀

3 opiniões sobre “5 Factos sobre Dentes de Leite que vale a pena Saber!”

Deixe um comentário