Saude Oral Preventiva

Como escolher a Escova de Dentes Ideal?

Uma das ferramentas mais importantes no kit de higiene oral de uma criança é a escova de dentes! Já falámos dela muitas vezes, mas nunca vos demos a nossa opinião sobre os aspectos a ter em conta quando estão a tentar comprar a escova de dentes certa para os vossos pequenos lá de casa. Aqui vão algumas dicas:

1- Prefira as cerdas suaves

As cerdas são os “pelinhos” da escova e existem numa infinidade de formas, tamanhos e disposições na escova. Aconselho bastante o uso de cerdas arredondadas e suaves, isto porque as quando são mais macias, as cerdas da escova conseguem realizar uma boa limpeza dos dentes e gengivas, sem que a criança evite a escovagem junto às gengivas porque “está a magoar!”.

2- O Tamanho ideal

A cabeça da escova de dentes deve ter um tamanho que permita caber confortavelmente na boca do seu filho e ainda ser pequena o suficiente para limpar todas as zonas da boca, mesmo as mais difíceis! A cabeça da escova de dentes deve ser capaz de escovar os molares (os dentes mais atrás) e deve conseguir caber entre a bochecha e os dentes. É uma boa ideia levar o seu filho quando for comprar a escova para poder escolher a escova que melhor se adapta à boca dele.

🚨Atenção! Vai sentir a tentação de escolher a escova com a “Elsa”/”barbie” ou “do faísca mcqueen” porque é aquela que, esteticamente, vai agradar mais o seu filho… Existem outras características a ter em conta, por isso escolha uma escova de dentes especificamente concebida para ele. Num período de 3 meses (tempo máximo de duração da escova), se não for adaptada, a escovagem não será bem executada, o que pode facilitar o início de aparecimento de cáries.

3- Fácil de pegar

Há cabos de escova retos, curvos, angulados, com materiais amortecedores e alguns até vibram! No entanto, o cabo da escova mais eficaz não é só baseado na forma, mas também no conforto. Ao escolher a nova escova de dentes, é preciso termos a certeza de que a criança será capaz de a segurar de forma confortável e que consegue escovar durante dois minutos seguidos. Para as tornar mais confortáveis, já existem algumas escovas com um punho de borracha que permitem facilitar a forma como o seu filho pega na escova.

4- Uma escova deve ser Impermeável

Parece algo óbvio, ainda assim, não me canso de alertar os pais para a existência de imensos tipos de escovas no mercado, especialmente algumas com cabos de madeira! Se optar por uma escova mais “eco-amigável”, como é o caso das escovas com cabos de madeira, escolha as que são impermeáveis, por exemplo as de bambu. Quando uma escova não é impermeável não consegue secar tão facilmente, o que facilita a vida às bactérias e fungos que crescem mais facilmente nesse tipo de escovas.

Quando trocar a escova?

Quando a cabeça da escova começar a perder a forma e as cerdas ficarem desgastadas! Em regra, a cada 3 meses ( no máximo) a escova deve ser trocada, no entanto algumas crianças gostam de morder a escova ou fazem mais força a escovar, nesses casos é aconselhado trocar com mais frequência.

Quando seu filho adoece, também deve trocar a escova de dentes! Muitos pais ficam chocados quando falamos disto, porque ” é uma coisa tão óbvia, mas nunca tinha pensado nisso”! O perigo de não trocar a escova depois de ficar doente consiste no acumular de bactérias no cabo e nas cerdas da escova, o que pode aumentar o período de doença ou até mesmo provocar recaídas!

Como sugiro sempre aos pais que devem trocar a escova quando mudamos de estação (serve de lembrete), espero que estas dicas vos ajudem na próxima troca de escova…. A Primavera está quase aí! Boas escolhas! 😉

Talvez lhe interesse também:

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s