Sem categoria

Dicas para cuidar dos dentes do seu filho depois da Páscoa

Todos nós associamos o período de Páscoa aos ovos de chocolate, amendoas doces… Quero eu dizer, que todos nós temos maior tendência a ingerir alimentos mais açucarados, porque esta altura é uma “excepção”.

Segundo o Jornal Público, o negócio dos doces, só em Portugal, equivale aproximadamente a 40 MILHÕES de euros. Nada que nos surpreenda, uma vez que, semanas antes da Páscoa acontecer, já existe muita publicidade nos media a motivar a ingestão de doces ( quem nunca sentiu uma enorme necessidade de comer doces depois de os ver publicitados na televisão, rádio, redes sociais, etc??!). Por isso, esta foi uma fase um pouco complicada para controlar a ingestão de açucares, não é verdade? É impossível resistir aos pedidos incessantes das crianças, até porque os adultos também sentem a necessidade de comer mais doces nesta altura.

Por saber que isto acontece, quis dar-vos algumas dicas para cuidar dos dentes das crianças depois desta fase aterradora para qualquer Odontopediatra preocupado com a prevenção. Algumas dicas também servem para os adultos:

CERTIFIQUE-SE QUE ELES ESCOVAM OS DENTES

Ajude seu filho a entender a importância de escovar os dentes pelo menos 2 vezes ao dia. Por vezes pode não querer escovar os dentes, especialmente à noite. Mas esta é uma  necessidade se seus filhos estiveram a comer grandes quantidades de doces. Certifique-se que eles escovam tanto, se não mais vezes, do que costumam fazer normalmente. Além disso, para evitar danos ao esmalte dos dentes, certifique-se que existe um intervalo de 30 minutos antes de escovar os dentes, quando comem alimentos açucarados.

BEBER BASTANTE ÁGUA

Incentive seus filhos a beber água enquanto comem sua porção de doces. A água ajuda a eliminar as partículas de alimentos açucarados que ficam junto aos dentes e diminui a exposição aos ácidos que causam cáries. A água também é uma alternativa saudável para outras bebidas açucaradas e ajuda seu filho a ficar mais cheio mais rapidamente, isto é, a não ingerir tantos doces.

ESTABELEÇA REGRAS CLARAS

Com tantos doces em seu redor, seu filho provavelmente vai pedir-lhe chocolate sempre que quiser (o que pode ser o tempo todo!). Além de limitar o consumo de chocolate, devemos explicar claramente que os doces são apenas para ocasiões especiais. Dessa forma,vai conseguir economizar um pouco nos momentos de pressão psicologica e seu filho vai estar menos propenso a ingerir alimentos açucarados.

LEVE O SEU FILHO A VISITAR O/A ODONTOPEDIATRA

O dentista pode ajudar a prevenir cáries e a identificá-las logo desde muito cedo.
Para algumas crianças, um ligeiro agravamento no estado de saúde oral pode ser inevitável na Páscoa – mas isso pode ser facilmente combatido com um rápido check-up no Odontopediatra.

Não se esqueça, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte-nos dos perigos que implicam um consumo excessivo de açúcares. No caso das crianças, o conselho da OMS é não ultrapassar os 37 g diários (para uma dieta de 1750 calorias). E isso equivale a mais ou menos a 7 colherinhas de açúcar diárias!

Para além disso não ofereça chocolates ou doces a crianças com menos de dois anos! Quanto mais tardiamente se inserirem os alimentos açucarados nos hábitos alimentares das crianças melhor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s