Saude Oral Preventiva

Bruxismo: quando o seu filho range os dentes

É muito frequente aparecerem pais nas consultas dizerem que acordam com os filhos a fazer um barulho esquisito com os dentes, semelhante a um raspar/ranger, com força tal que parece que todos os dentes se vão partir. Até vão ao quarto ver, e muitas vezes tentam impedir que os filhos o façam afastando os dentes com as suas mãos…

Esta descrição é-lhe familiar? Pois então, o seu filho está a fazer bruxismo noturno, algo que, segundo os especialistas da Associação Internacional de Bruxismo, está presente em cerca 20% das crianças até aos 11 anos de idade (uma percentagem bem elevada não acham?).

Antes de mais quero deixar algo bem claro… Bruxismo não está associado às bruxas (como muitos pensam imediatamente). Esse nome deriva do grego bryshen, que significa triturar! Apesar de existirem muitos mitos associados a esta condição (como por exemplo, algumas pessoas pensam que o bruxismo acontece em pessoas que têm parasitas), na verdade, o bruxismo está associado ao nosso sistema nervoso central e pode acontecer até mesmo em bebés com o nascimento dos primeiros dentes!

Dizemos que uma criança tem bruxismo, quando tem movimentos de ranger ou de apertar/cerrar os dentes involuntariamente, que podem acontecer tanto durante o dia (bruxismo diúrno), enquanto estão acordados e conscientes, como durante a noite (bruxismo noturno), a dormir.

Recentemente tivemos oportunidade de nos informarmos mais sobre este tema tão frequente em crianças, com a Professora Junia Serra-Negra, que nos explicou que as crianças com bruxismo têm algumas características que saltam à vista e que estão estudados científicamente. Por exemplo, a má qualidade do sono (um problema muito presente na população de crianças portuguesas), respiração feita essencialmente pela boca e traços de personalidade específicos têm forte associação ao bruxismo em crianças!

Mas afinal de contas, qual é o mal do bruxismo?

Quando desconfiamos que uma criança tem bruxismo, ela deve ser avaliada por um Odontopediatra/Médico Dentista, de forma a ser possível despistar alguma alteração na boca da criança.

Não é pouco frequente avaliarmos uma criança com bruxismo e perceber que tem têm vidas completamete frenéticas!!! Quero com isto dizer, que quando uma criança tem muitas atividades depois da escola (principalmente atividades que lhe provoquem stress ou desconforto), todos os dias, incluindo ao fim de semana, deita-se tarde e na maioria dos dias adormece com o tablet porque esteve a jogar até dormir, então essa criança vai ter mais tendência a ter episódios de bruxismo!

O bruxismo pode originar sintomas de dor nos músculos da cara, e desgaste aumentado nos dentes leite/temporários, o que pode provocar episódios de dores de cabeça desde muito cedo, tonturas e até sensibilidade dentária se o desgaste dos dentes for muito grande. Isto são situações que podem diminuir a qualidade de vida da criança e se conseguirmos prevenir/ diminuir os episódios de bruxismo, conseguimos evitar as consequências limitantes que derivam dele.

Quando uma criança tem bruxismo pode apresentar maior desgaste dentário.

Por isso, é tão importante consultar o odontopediatra, desde cedo, para que, em conjunto com os pais/educadores consigam arranjar estratégias de forma a reduzir ou até evitar as consequências associadas a esta condição. Ainda, se necessário, o Odontopediatra pode necessitar de encaminhar o seu filho para uma consulta de Medicina do Sono ou a outro especialista para fazer um diagnóstico mais abrangente e completo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s