Sem categoria

Consultas de Odontopediatria Stress-free

Não é pouco comum ouvirem (centenas de vezes) que ir ao dentista é um terror! Muitas crianças ainda crescem a ouvir que ir ao dentista pode ser uma experiência assustadora, mas é nosso dever impedir que isto continue a acontecer!

Na verdade as consultas de odontopediatria podem ser um pouco stressantes tanto para os pais como para as crianças. Felizmente, há coisas que vocês (pais, educadores, amigos, familares…) podem fazer para manter os mais pequeninos calmos antes de ir a uma consulta no médico dentista/odontopediatra:

1. Educar sobre o Médico Dentista
Uma das razões pelas quais as crianças têm tanto medo do dentista é porque simplesmente elas não sabem o que esperar! Se pensarem bem, até nós temos medo do que nos é desconhecido! Por isso é tão importante conversar com eles sobre o médico dentista antes da consulta – aconselho a leitura do nosso post A Primeira Consulta no Médico Dentista!

2. Levá-los ao Médico Dentista até ao/no seu primeiro aniversário
Realizar a primeira consulta de Odontopediatria quando nasce o primeiro dente, ou até ao primeiro aniversário não só ajudará os mais pequenos a se adaptarem mais facilmente ao ambiente, como também possibilita a implementação de estratégias de prevenção e de intervenção precoce para problemas dentários mais complexos.

3. Prepare-o para a consulta de Odontopediatria com uma atividade divertida
Vejam um filme divertido, leiam um livro ou cantem canções! Todas estas atividades devem transmitir uma boa mensagem sobre as consultas de medicina dentária e devem permitir à criança saber o que esperar ou estabelecer uma comparação com a sua situação, sem lhe proporcionar stress!

68588497_531205024287029_2284222276989616128_n4. Incentive os bons hábitos de saúde oral em casa
É possível que a criança esteja confortável com a ideia de ir a uma consulta de Odontopediatria/Medicina Dentária, só pelo simples facto de existirem bons hábitos de saúde oral em casa. Se eles estiverem familiarizados com a escovagem e com o uso do fio dentário, é mais provável que se sintam mais confiantes e confortáveis durante a consulta!

5. Tente que o seu filho seja acompanhado sempre pelo mesmo Médico Dentista
Uma das maneiras mais fáceis de uma criança fazer visitas ao Médico Dentista sem stress passa por ser acompanhada sempre pelo mesmo profissional. Tal como são acompanhados por um Pediatra desde cedo, até à idade adulta, também o devem ser por um Odontopediatra, exactamente da mesma forma! Isto vai permitir que a criança se sinta mais confortável, por estar perante uma pessoa que já conhece e tem confiança. Para além disso, possibilita que o Odontopediatra faça um acompanhamento mais personalizado, uma vez que já conhece bem o seu paciente e assim, possa definir estratégias preventivas ou de tratamento mais adequadas e efectivas. A isto se chama estabelecer uma Casa de Medicina Dentária (ou Dental Home), segundo a Associação Americana de Odontopediatria.

Acima de tudo, durante a consulta, tentem manter-se tranquilos e confiantes, não se esqueçam que os mais pequenos conseguem aperceber-se das nossas inseguranças, mesmo quando nós achamos que estamos a “disfarçar muito bem”. Se possível, tenham uma conversa com o Odontopediatra sobre os vossos medos e dúvidas, isso pode ser igualmente importante para a saúde oral da criança e até mesmo para estabelecer um plano de tratamento que envolva toda a família!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s