Sem categoria

#OutubroRosa

Gostava de falar-vos um pouco deste movimento contra o cancro da mama, chamado de Outubro Rosa.

Em Portugal este tipo de cancro é o que tem maior taxa de incidência e também é o responsável pela morte de 1600 mulheres todos os anos. As estimativas prevêem que 1 em cada 11 mulheres em Portugal irá ter este tipo de cancro ao longo da sua vida! Por isso é importantíssimo estarmos atentos aos sinais e sintomas e ainda adotarmos medidas que ajudem a prevenir o seu aparecimento.

Aqui estão alguns exemplos de sinais e sintomas aos quais devemos estar atentas. Imagem do Instagram @doutora.pink.

Antes dos 30 anos raramente surge e depois dos 45 a taxa de incidência aumenta progressivamente!

Sabiam que amamentar ajuda a prevenir o cancro da mama? 

Amamentar ajuda a reduzir o risco de uma mulher apresentar cancro da mama e é proporcional ao tempo de amamentação. Isto é, quanto mais amamentar, mais protegida vai estar. Para além disto está a prevenir outros tipos de cancro também, como é o caso do cancro do útero ou dos ovários.

E como funciona isso?

Bom… ao amamentar vai estimular a produção de leite, o que impede uma multiplicação inadequada das células mamárias. Para além disto, na maior parte das mulheres, estes tipos de cancro , ao serem dependentes de uma hormona chamada estrogénio, não têm acesso a ele durante o período de gestação e durante a amamentação.

Outra grande vantagem é que a amamentação é super benéfica para o correto desenvolvimento da cavidade oral do bebé, funcionando quase como um primeiro aparelho ortodôntico! A amamentação, realizada de forma correta, permite ao bebé aprender a respirar e deglutir corretamente. Todo o processo ajuda a desenvolver bem a mandíbula e os músculos da boca e da cara (incluíndo a língua)!

No entanto, a amamentação muitas vezes pode constituir um enorme desafio, tanto para a mãe como para o bebé, mas este artigo vem para vos dar uma força extra de motivação, porque realmente vale a pena! Ajuda na saúde da mãe e esta relacionado com um desenvolvimento saudável do bebé, para além de todas as vantagens em termos de imunidade para eles!

Após o diagnóstico de cancro da mama ser confirmado, muitas vezes é necessária mastectomia bilateral e nessa situação é impossível amamentar. Mas se apenas for uma mastectomia parcial ainda consegue produzir leite, apesar de ser em menor quantidade!

Acima de tudo nunca perca a esperança e aconselhe-se sempre com o seu Médico. O Odontopediatra também pode ajudar na avaliação da correta pega da mama e do desenvolvimento oral do seu bebé!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s