Sem categoria

Cuidar da boca da criança durante a estação de frio

O frio está aí a chegar, mas isso não significa que a diversão e as brincadeiras dos mais pequenos tenham que terminar! Por vezes as temperaturas frias e o aumento do frio e chuva podem causar estragos… não só promover o “pingo” no nariz, mas também originar algumas lesões na boca da criança que queremos sempre prevenir!

Aftas

07b5bd0968af42cd7071c836b482e47e

Aqueles docinhos e guloseimas que nos aquecem o coração no Outono e Inverno (agora com o Dia das Bruxas a chegar tínhamos mesmo de falar disto!) podem saber mesmo bem… Mas nem sempre têm um resultado bom na boca! O maior consumo de alimentos que promovem acidez na nossa boca (como é o caso das gomas) é quase certo que ajudam no aparecimento de aftas! É claro que evitar essas coisas, principalmente nos feriados e festas é quase impossível (não se esqueçam que é importante instalar um dia especial para a criança comer doces! Regra: doces 1x por semana ou nas festas, apenas)! No entanto, se acabarem por aparecer na boca da criança, saiba que existem alguns produtos que nós Odontopediatras podemos indicar para que elas terminem mais rápido ou que reduzem o desconforto dos mais pequenos!

Feridas nos Cantos da Boca (também conhecidas por queilites angulares ou boqueiras)

boqueiras-criança

A proteção solar não deve ser apenas nos meses de Primavera e Verão! Usar um creme labial com fator de proteção solar nos meses mais frios é crucial para proteger os lábios do vento e das alterações de temperatura prevenindo assim o aparecimento destas lesões. A exposição ao vento, ao frio e ao sol também cria o ambiente perfeito para os lábios ficarem secos. Aplicar um creme labial várias vezes ao dia e beber bastante água ajuda muito a ter lábios saudáveis.

Para além disto, certifique-se que os mais pequenos mantém as mãos limpas de forma a evitar a propagação de bactérias.

Herpes Labial

Pode aparecer em diferentes zonas do corpo, mas os lábios são a zona onde mais se manifesta. Começa com uma sensação de comichão ou picadela, acompanhada com vermelhidão do lábio. O vírus permanece “adormecido” no corpo depois de uma primeira infeção. Seguidamente aparecem pequenas vesículas (“bolhinhas”), que por norma duram 7 a 10 dias até à fase de cicatrização. Vários fatores podem contribuir para o aparecimento do Herpes, como: temperaturas extremas (muito calor ou muito frio), stress, febres altas ou momentos em que a imunidade está mais frágil, entre outros. O melhor é atuar logo nos primeiros sintomas com pomadas/geis antivirais, mas idealmente cada caso deve ser acompanhado pelo Odontopediatra/Médico Dentista.

Sensibilidade Dentária

Com o frio, algumas pessoas (desde os mais novos aos mais velhos) podem sentir sensibilidade dentária. Para cada situação é importante despistar outro tipo de lesões que possam existir na boca da criança (como cáries ou gengivite), por isso nesses casos é sempre preferível fazer uma visitinha ao Odontopediatra/Médico Dentista. Pode ser prescrita uma pasta para a sensibilidade dentária ou até outro tipo de tratamento de dessensibilização no consultório.

Dores de Garganta

Sempre que vem o frio, vêm também as conhecidas dores de garganta com as suas amigas faringites e amigdalites! Quando estas infeções se instalam é muito importante fazer uma boa higiene oral e limpar a língua com mais frequência. A língua é muito rugosa e tem tendência a guardar muito material bacteriano, por isso uma boa higiene da língua muitas vezes pode ser a chave para que estas infeçoes tenham um tempo de duração mais curto!

Captura de ecrã 2019-10-14, às 13.40.59Para além disto, aconselho vivamente a visitarem o site Respirar para Curarcriado pela brilhante Dra Rita Sousa Tavares, visto que o aparecimento destas infeções respiratórias e imunidade reduzida estão cada vez mais associados a respirarmos de uma forma incorreta! Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 70% da população mundial respira mal! Neste site podem fazer workshops para respirar mehor e ajudar os vossos filhos desde cedo a ter uma respiração que os vai proteger ao longo da vida!

Não se esqueçam que sempre que ficamos doentes é muito importante trocar de escova! – Podem sempre ler um pouco mais sobre isto no post: Mudança de Estação, Mudança de Escova!

Queremos os mais pequenos com motivos para sorrir durante todo o ano, por isso espero que esta partilha possa ajudar-vos a prevenir algumas destas situações nos dias mais frios e ventosos do ano!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s