Em Portugal cerca de 10% dos bebés nascem antes do tempo. Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, as crianças que nascem antes das 28 semanas têm uma taxa de sobrevivência de 70%.
Para prevenir o parto prematuro é importante que a mulher planifique a sua gravidez! Os cuidados de saúde oral estão dentro dessa planificação, nomeadamente cuidar da sua saúde das suas gengivas, uma vez que a doença gengival está associada a parto prematuro. Em Portugal temos o cheque dentista da grávida que lhe permite cuidar da sua saúde oral até 60 dias após o parto.
Os prematuros têm dificuldades em respirar, em se alimentarem e são vulneráveis ao frio! São bebés que passam algum tempo na unidade de neonatologia com dispositivos que passam pela boca e nariz para a ajudar na respiração e alimentação, apesar de serem recursos necessários para a sobrevivência neonatal, podem desorganizar as funções orofaciais e o sincronismo com a respiração nasal, favorecer a respiração oral, interferir na postura da cabeça e do pescoço, e nos movimentos da língua e dos lábios.
A amamentação é um dos pontos chave para estimular o bom desenvolvimento orofacial do prematuro.
Na cavidade oral de crianças prematuras podemos encontrar:
- Hiploplasias e hipomaturação de esmalte dentário;
- Céu da boca estreito e profundo;
- Alterações na função de sucção, deglutição e sincronismo com respiração
- Língua, lábios e musculatura oral flácida ou hipotonicidade dos músculos faciais.
Por isso, neste dia queremos desenvolver e potenciar o vosso conhecimento na importância do acompanhamento da gravidez por parte de um Médico Dentista e do bebé prematuro por parte de um Odontopediatra! É um dia feliz! 😊💪