Sem categoria

Comer para ter dentes Saudáveis

Em reposta aos pedidos feitos, partilho convosco algumas dicas e informações sobre alimentação saudável para os dentes dos mais pequenos (e também para graúdos) aí em casa.

O hábito de comer bem é a melhor forma de prevenir, não só condições como a diabetes e a obesidade, mas também o aparecimento de complicações na saúde oral do(a) seu(sua) filho(a).

Oferecer a comida certa desde que nasce é a melhor forma de manter boa saúde de uma forma geral. E tudo começa com o leite materno, depois com as papas e finalmente com a comida sólida. É necessário que a criança prove um pouco de tudo, que sua dieta seja variada e completa!

Para além do hábito de seleccionar bem os alimentos que damos às crianças, é necessário criar, paralelamente a isso, o hábito da partilha de alimentos, na mesa e com a companhia da família. Faça da refeição um encontro agradável. Comer em frente à televisão deve ser evitado, além de limitar o número de horas que a criança passa em frente a um ecrã.

O que é uma dieta saudável para os dentes do meu filho?

Deve ser variada e permitir a ingestão de todos os nutrientes que a criança necessita. Isto vai permitir o desenvolvimento e crescimento saudáveis.

De que forma a dieta afeta os dentes da criança?

Não é só a presença de açúcares ou hidratos de carbono fermentáveis na alimentação diária que coloca a criança em risco de cárie dentária. No entanto, quando os açúcares estão presentes na boca da criança (na forma de bolos, bolachas, gomas…), os alimentos ficam mais facilmente “colados” aos dentes, tornando-se um risco para o desenvolvimento desta doença. Principalmente quando são oferecidos com frequência e sem escovagem dos dentes associada.

A presença de micronutrientes, como vitaminas e minerais, auxilia o desenvolvimento e metabolismo dos ossos e dentes. A falta de alguns, como a vitamina D, cálcio e vitamina K, pode influenciar negativamente a mineralização dentária, aumentando o risco de cárie.

Então que hábitos alimentares podem ser saudáveis para os dentes do meu filho:

Uma dieta com predomínio de alimentos minimamente processados, como a fruta e verduras frescas, leguminosas e cereais, oferece maior concentração e biodisponibilidade de micronutrientes e compostos naturais. Por isso o primeiro passo é assegurar-se que a criança tem acesso a uma dieta equilibrada!

Verifique a frequência e quantidade de alimentos açucarados e de hidratos de carbono fermentáveis que a criança consome ao longo dos dias. Batatas fritas, bolachas, bolos, gomas, pães de leite, leite achocolatado, sumos de pacote ou concentrados, são alimentos que podem conter vários tipos de açucares que são responsáveis pela formação das cáries. Até alguns alimentos que não têm um sabor doce podem ter açúcar (como o ketchup, manteiga de amendoim ou gelatina), por isso esteja atento aos rótulos nas embalagens!

Isso quer dizer que devo eliminar esses alimentos da dieta do meu filho?

Não! (como se fosse possível…) Simplesmente devemos oferece-los de forma sensata. Aqui vão algumas dicas:

  • Alimentos açucarados não devem ser oferecidos como lanche ou para petiscar. É mais seguro para os dentes oferecê-los como sobremesa;
  • Alimentos pegajosos como fruta desidratada, sugos ou barrinhas de cereais não descolam dos dentes facilmente, nem com a saliva, água ou leite. Como são alimentos com muita capacidade de provocar cáries, devem ser removidos o quanto antes através de uma escovagem correta;
  • Se o seu filho gosta de mastigar pastilhas elasticas, escolha as que não têm açúcar;
  • Não deixe o seu filho adormecer  com um biberão de leite ou ir para a cama sem escovar os dentes;
  • Limite o número de petiscos ao longo do dia e escolha lanches nutritivos;
  • Não encha a sua dispensa com alimentos e bebidas açucaradas que estejam diariamente disponíveis para a criança. Limite o seu consumo em momentos especiais ou de festa.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s