Sem categoria

A Saúde Oral da Criança e Jovem Celíaco

Desde o início da minha atividade como Odontopediatra que tenho acompanhado a saúde oral de inúmeras crianças e jovens celíacas!

Os pais têm sempre muitas dúvidas, porque vivem num nível de atenção máxima quando toca a escolher/comprar produtos para os seus filhos comerem ou usarem ao nível da cavidade oral. Isto acontece porque a única forma que existente para controlar a doença celíaca é viver com uma dieta Gluten-free (isenta de Glúten).

A doença celíaca é uma condição auto-imune que afeta a mucosa do intestino, causada pela permanente sensibilidade ao glúten em pessoas geneticamente susceptíveis. Em Portugal, o último estudo realizado percebeu que em cada 134 pessoas, 1 era celíaca.

Ao nível da saúde oral das crianças, esta condição pode originar defeitos no esmalte dos dentes (irei dedicar uma publicação apenas a esta condição), atraso na erupção/nascimento dos dentes e maior susceptibilidade ao aparecimento de cáries.

Como estas crianças têm tendência a ter menos saliva (fluxo salivar diminuído) e o esmalte dos seus dentes pode ter a estrutura afetada, é importante alertar os profissionais e educadores que as crianças celíacas necessitam de um acompanhamento próximo por parte de um Odontopediatra/Médico Dentista, de forma a prevenir o aparecimento de lesões de cárie.

Os celíacos são frequentemente afetados por alterações na língua e pelo aparecimento de muitas aftas ou úlceras orais. No entanto, isto é mais frequente quando a dieta não está controlada e as crianças continuam a consumir produtos que contém glúten.

Ter uma dieta adequada é de enorme importância, porque os celíacos que não a seguem, infelizmente, têm maior risco de cancro oral, do esófago e faringe.

Nas consultas uma das perguntas mais frequentes dos pais das crianças celíacas é: “As pastas dentífricas são seguras para o meu filho usar?” Considero que os educadores e pacientes devem estar confiantes no uso de produtos dentários que garantam o “Gluten-free”. Por isso, tomei a liberdade de fazer uma pesquisa sobre as pastas dentífricas que garantem essa utilização segura (isenta de glúten) nos sites referentes a algumas marcas utilizadas em Portugal continental.

Quero informar desde já que as marcas das pasta dentífricas que mencionei não me garantem nenhum apoio (monetário ou de qualquer outro tipo)! Prezo muito poder partilhar convosco informações isentas de patrocinios ou tendências da moda. Estas pastas dentifricas aqui mencionadas também são aquelas que considero adequadas para o uso correto por parte de crianças, ou seja: todas têm pelo menos 1000 ppm de fluor e nenhuma tem principios branqueadores ou produtos que considero desadequados.

Espero que esta informação vos seja útil e possa, mais uma vez proporcionar saúde oral e geral a todas as crianças (sem excepção!!!) desde cedo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s