Felizmente são cada vez mais os papás e mamãs que estão dedicados a realizar a 1ª consulta de Medicina Dentária assim que nascem os primeiros dentinhos do bebé! Nesta consulta, é comum que dediquemos 90% do tempo a partilhar informações e a tirar dúvidas, de forma a podermos trabalhar em conjunto pela prevenção na saúde oral.
Ora… Ao longo desta consulta, muitas vezes surge esta exclamação por parte dos pais: “Doutora o meu bebé range os dentes! E as vezes ate parece que os vai partir, é assustador. Isto é grave?”
Já tivemos oportunidade de falar sobre o bruxismo várias vezes, mas nunca vos falei sobre o ranger de dentes em bebés, ou fenómenos motores de carácter bruxómano, que tipicamente podem aparecer na fase em que o bebé passa da sucção (exclusiva) para a mastigação.
A transição da sucção para a mastigação é gradual e envolve muita aprendizagem por parte do cérebro do bebé (isto dura vários meses). É por isso que efetuamos a introdução dos alimentos com texturas e tamanhos graduais, para que o bebé aprenda a mastigar corretamente. Nesta fase, aproximadamente aos 6 meses de idade, também é comum o bebé começar a ter os seus primeiros dentinhos, que potencia esta aprendizagem sensorial e motora.

Para terem uma ideia, o cérebro do bebé nesta fase é muito plástico e as informações nervosas que passam são todas muito importantes! Parece um verdadeiro dia de festa, com fogo de artifício. Tudo é uma novidade. Por isso imaginem… Quando aparecem os primeiros 4 dentes (por norma, aparecem 2 incisivos centrais em baixo e depois 2 incisivos centrais em cima), o bebé tem ali novas estruturas e nova informação sensorial que vai querer explorar!
Nesta fase, é quando acontecem aqueles sons típicos do bruxismo, um ranger de dentes, pela movimentação ritmica, um raspar entre as superfícies dos dentes de baixo, nos dentes de cima. Isto acontece porque o bebé está a reconhecer e a sentir estas novas estruturas.
Apesar de ser um som verdadeiramente aflitivo para os pais, é algo que faz parte do desenvolvimento do bebé. Alguns bebés gostam/precisam de reconhecer e sentir mais os novos dentes, por isso este ranger não tem uma duração específica.

É uma má-oclusão.
Mas saibam que este som, apesar de ser aflitivo para quem o ouve, permite ao sistema nervoso do bebé reconhecer a postura correta da mandibula (o maxilar de baixo que é móvel). Por isso, quando existem trocas entre os primeiros dentinhos de leite que aparecem primeiro, também podem haver modificações na forma como o Sistema Nervoso Central reconhece a posição da mandíbula. Sim, é possível um bebé ter logo uma má oclusão logo que nascem os primeiros dentes! Este é mais um motivo para a primeira consulta ocorrer logo após o nascimento dos primeiros dentes temporários, porque logo aí podemos começar a corrigir.
Espero ter ajudado a esclarecer esta dúvida tão frequente. Continuaremos a dedicar-nos, em conjunto, pais e odontopediatras, pela saúde oral do futuro!