Sem categoria

“… Então, quando é que eu posso deixar o meu filho escovar os dentes sozinho?”

Para escovar corretamente os dentes de uma criança é preciso reunir alguns fatores, não só relacionados com a motivação da criança ou do adulto na execução desta tarefa, mas também associados às ferramentas que se usam (escova e pasta), frequência de escovagem e a técnica(s) utilizada(s).

Parece algo básico, mas a escovagem dos dentes é uma tarefa que requer muita perícia! E para nós adultos parece fácil, na generalidade dos casos, todos já estamos bem crescidos e desenvolvidos a nível motor…

Gostaria de vos convidar a tentar recordar como foi o vosso processo de aprender a pintar, desenhar, escovar o cabelo ou a atar os cordões dos sapatos. Eu recordo-me bem, principalmente deste último exemplo, ter sido bastante desafiador para mim. Por norma, estes processos levam tempo, anos, por dependem do grau de desenvolvimento em que a criança está.

Para escovar os dentes não precisamos apenas de saber pegar numa escova! Realizar os movimentos necessários de lateralidade, circulares, contra-laterais, verticais ou de trás para a frente, corretamente, requerem uma perícia chamada de motricidade fina.

Sim, somos todos diferentes, todos temos um tempo para adquirir estas capacidades, mas numa criança que não sofra de nenhuma incapacidade de desenvolvimento motor, espera-se que a motricidade fina comece a adquirir-se aos 5/6 anos. Que coincide com o início da aprendizagem de escrita. Mas não está totalmente desenvolvida, requer 2 coisas: TREINO da criança e SUPERVISÃO do adulto.

Um estudo recente (deste ano, 2022) demonstrou que a motricidade fina da criança aumenta com a idade. Ou seja, com tempo de treino e supervisão dos pais, com alguns ensinos pelo meio, nós conseguiremos crianças que serão FUTUROS Mestres na escovagem de dentes ❤️ Este é o sonho de qualquer Pai/Mãe e Odontopediatra! Mas requer tempo e dedicação da nossa parte,

A evidência científica sugere-nos que a partir dos 8/9 anos de idade, a criança já está apta para conseguir realizar uma efectiva técnica de escovagem. Por isso se sugere que até esta idade, de uma forma generalizada, as crianças sejam ajudadas nesta tarefa rotineira.

No entanto, gosto de particularizar cada um dos meus pequenos pacientes. Em cada consulta gosto de avaliar a escovagem e de saber quem a realiza. Porque o importante é não deixar restos alimentares para permitir as bactérias cariogenicas formarem o ácido. É neste momento que muitas vezes gosto de usar alguns truques, como o revelador de placa que nos permite ter uma visão muito clara de como está a correr a escovagem. Sabiam que também podem usá-lo em casa? Vale a pena e torna a escovagem mais … hum…colorida, e divertida!

Revelador de Placa
O revelador de placa pode ajudar a perceber os locais onde é necessário melhorar a escovagem. Nesta imagem foi usado um revelador rosa (lado direito)

Recapitulando:

  • Até aos 5 anos a escovagem principal dos dentes da criança deve ser feita pelo adulto;
  • Até aos 8/9 anos a escovagem principal deve ser feita ou supervisionada por um adulto;
  • O importante é executar a correta remoção de alimentos, por isso podemos as vezes usar alguns “truques” como o revelador de placa.

Se sobrarem dúvidas, não hesitem em responder abaixo nos comentários ou a enviar-me mensagem.

Vamos começar já hoje a trabalhar nos #sorrisosdofuturo? Continuamos a seguir juntos nesta jornada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s