Os pais que nos seguem (a querer puxar a brasa a minha sardinha ahah) são ótimos! Eles levam os seus filhos ao Odontopediatra/Médico Dentista assim que apareceu o primeiro dente de leite ou até ao primeiro ano de vida. Para além disso, implementaram na rotina dos seus filhos a escovagem dos dentes pelo menos 2 vezes por dia, com pasta fluoretada, uso de fio dentário e visitas regulares ao consultório dentário!
Mas hoje quero falar-vos de outra batalha… A vocês pais, que tomam todos os cuidados com a saúde oral dos seus filhos, e mesmo assim, naqueles dentes “lá mais para trás” na boca da criança, teimam em aparecer cáries!
Aqueles dentes “lá mais para trás” na boca da criança têm muitas fendas e fissuras que dificultam a remoção de alimentos (principalmente os mais pastosos e pegajosos). Para além disso, estas áreas são mais difíceis de chegar com a escova e de verificar se ficaram bem limpas, por isso há muitos fatores que ajudam a aparecerem cáries nestes dentes.
Felizmente existem os selantes de fissuras! Este produto funciona como um revestimento muito fino das fissuras e fossas que ajudam a proteger as áreas mais vulneráveis e impedem o aparecimento deste tipo de cáries que falámos acima. Outra vantagem é que a aplicação dos selantes é feita no consultório dentário e é completamente indolor, permitindo que a criança tenha uma espécie de “escudo protetor” no esmalte em cada um dos dentes “lá mais para trás”.
É claro que a criança terá que manter a mesma rotina de higiene que tem tido até então, mas pelo menos essas zonas estarão protegidas contra o aparecimento de cáries.
Nas consultas de rotina o Médico Dentista/Odontopediatra irá fazer um controlo destes selantes, e no caso de partirem, irá substituí-los.
Temos declarada guerra aberta contra a cárie! 😉