Sem categoria

Selar os dentes é melhor do que tratá-los!

Os pais que nos seguem (a querer puxar a brasa a minha sardinha ahah) são ótimos! Eles levam os seus filhos ao Odontopediatra/Médico Dentista assim que apareceu o primeiro dente de leite ou até ao primeiro ano de vida. Para além disso, implementaram na rotina dos seus filhos a escovagem dos dentes pelo menos 2 vezes por dia, com pasta fluoretada, uso de fio dentário e visitas regulares ao consultório dentário!

Mas hoje quero falar-vos de outra batalha… A vocês pais, que tomam todos os cuidados com a saúde oral dos seus filhos, e mesmo assim, naqueles dentes “lá mais para trás” na boca da criança, teimam em aparecer cáries!

Aqueles dentes “lá mais para trás” na boca da criança têm muitas fendas e fissuras que dificultam a remoção de alimentos (principalmente os mais pastosos e pegajosos). Para além disso, estas áreas são mais difíceis de chegar com a escova e de verificar se ficaram bem limpas, por isso há muitos fatores que ajudam a aparecerem cáries nestes dentes.

Felizmente existem os selantes de fissuras!  Este produto funciona como um revestimento muito fino das fissuras e fossas que ajudam a proteger as áreas mais vulneráveis e impedem o aparecimento deste tipo de cáries que falámos acima. Outra vantagem é que a aplicação dos selantes é feita no consultório dentário e é completamente indolor, permitindo que a criança tenha uma espécie de “escudo protetor” no esmalte em cada um dos dentes “lá mais para trás”.

Captura de ecrã 2018-04-20, às 10.42.20

É claro que a criança terá que manter a mesma rotina de higiene que tem tido até então, mas pelo menos essas zonas estarão protegidas contra o aparecimento de cáries.

Nas consultas de rotina o Médico Dentista/Odontopediatra irá fazer um controlo destes selantes, e no caso de partirem, irá substituí-los.

Temos declarada guerra aberta contra a cárie! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s