Bom dia e Feliz dia Mundial da Diabetes!!! 😀
A realidade, no nosso dia-a-dia de consultas de Odontopediatria, é aparecerem com cada vez mais frequência, Crianças e/ou Adolescentes com Diabetes. E ontem, em conversa com o pai de uma dessas crianças, apercebi-me como é importante partilhar convosco as particularidades e cuidados a ter com a saúde oral destes meninos e meninas que, na verdade, fazem parte do grupo dos mais corajosos e persistentes pacientes que tenho portunidade de acompanhar!
A diabetes pode aparecer em qualquer idade e de diferentes formas. As formas mais frequentes, em crianças, são a diabetes do tipo 1 – que ocorre por uma alteração autoimune, isto é, as células pancreáticas que produzem a insulina são “atacadas” pelo próprio sistema imunológico da criança, e por isso é necessário a toma de insulina para se manterem saudáveis – ou diabetes do tipo 2 – em que as células do corpo da criança se tornam resistentes à ação da insulina, isto é as células não conseguem absorver/”alimentar-se” de glicose, que é necessária para funcionarem normalmente.
A diabetes é a terceira doença crónica mais prevalente em crianças e Adolescentes e a forma mais frequente é a Diabetes tipo 2. Este tipo está muito relacionado com estilos de vida menos saudáveis, como por exemplo:
- alimentação desequilibrada
- sedentarismo (falta de exercício físico)
- excesso de peso corporal/obesidade infantil
Por isso, em todas as crianças é imprescindível que nós, pais e educadores, vamos insistindo para que tenham hábitos saudáveis. A prevenção é a arma mais poderosa!
No entanto, quando aparece a Diabetes, os pais e educadores tornam-se enfermeiros/médicos/motivadores para a criança que vai alterar bastante o seu dia-a-dia.
Mas tenho boas notícias, porque para o controlo da saúde oral, estamos cá nós, Odontopediatras e Médicos Dentistas! E sim, existem alguns cuidados especiais a ter!
UMA RELAÇÃO DIRETA
A diabetes tem efeitos diretos na saúde das gengivas, com maior prevalência de gengivite e periodontite em crianças diabéticas. Para além disto, quando uma criança não tem bons cuidados de saúde oral e apresenta gengivas sempre inflamadas, tende também a ter a diabetes mais descontrolada.
Simplificando, é muito importante para o Odontopediatra manter a saúde gengival da criança diabética, disso pode depender o controlo da própria diabetes!
A SALIVA E LÍNGUA
Na presença da diabetes é comum, principalmente nos adolescentes, referir que têm menos saliva. Esta condição, à qual nós chamamos de Xerostomia, está muito relacionada com descontrolo dos níveis de glicose.
É também muito comum as crianças diabéticas terem mais dificuldade em sarar as feridas dentro da sua boca e têm mais facilidade em contrair infeções. Por isso os bons cuidados de higiene nestas crianças, como o uso de pasta fluoretada, uso de fio dentário e limpeza da língua, são temas que falamos muito nas consultas de controlo. Estas crianças são autênticos mestres nas técnicas de higiene oral e necessitam de o ser!
MENOS TENDÊNCIA A CÁRIES
É verdade! E não é nada surpreendente! Uma vez que as crianças e Adolescentes diabéticos são sujeitos a uma dieta diária controlada e muito saudável, com menos açucar, menos hidratos de carbono complexos. Estas crianças têm mostrado ter menos tendência ao aparecimento de cáries!
Se o seu filho é diabético, não se surpreenda se o Odontopediatra insistir para que as consultas de controlo sejam mais frequentes! A nossa maior motivação é que a saúde oral do seu filho não seja uma preocupação, mas sim um motivo para o manter a sorrir!
Feliz dia Mundial da diabetes!